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Tu tens a mania

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Mudança de hábitos

Há já algum tempo que me debato com os meus maus hábitos e com a dificuldade de os mudar. Não tenho baixado os braços, mas também não tenho conseguido manter um hábito por muito tempo. Outros funcionam durante determinado período do dia e/ou semana. Por exemplo, medito todos os dias da semana. No entanto, no fim-de-semana, não me lembro de me sentar e dedicar uns minutos ao meu cérebro. Durante os dias da semana, consigo manter uma alimentação saudável, mas à noite perco o controlo. Acordo todos os dias à mesma hora (fins-de-semana incluídos), porém não consigo manter uma hora fixa para ir dormir

 

O que tenho reparado ao longo deste trajecto de mudança de hábitos é que estes têm a tendência de estar interligados. Se durmo pouco, sinto-me atraída a comidas pouco saudáveis e não consigo meditar. Se não medito ao início da manhã, tenho a tendência de passar o dia mais ansiosa (fora os fins-de-semana) e, consequentemente acabo por comer mais. Se como mal, sinto-me mais letárgica e durmo mal. Estão a ver o círculo vicioso disto?

 

É por isto que decidi mudar a minha estratégia de jogo. Vou atacar primeiro os três hábitos que falei no início deste post, que me parecem ser os mais importantes e com maior impacto na minha vida: meditação, alimentação e horas de sono. Ao longo do mês de Dezembro vou focar-me nestes três hábitos, de forma gradual. Esta primeira semana, irei dedicar-me à criação de uma hora para ir dormir. Pretendo começar a dormir 7h30 por dia, pois creio que este seja o número de horas que preciso para me manter mentalmente sã no dia seguinte. A segunda semana será dedicada à meditação. Pretendo meditar duas vezes por dia (actualmente tenho meditado apenas uma vez) e não posso faltar à pratica durante o fim-de-semana. Na terceira semana, o foco será a alimentação (e sim, tenho a noção que por essa altura estaremos perto do Natal). Acredito que com a meditação e um horário fixo de sono me será mais fácil controlar o impulso de comer porcaria. A última semana do mês (NATAL!) será para consolidar estes três hábitos e avaliar o impacto que cada um tem no meu dia-a-dia. Planeio fazer um update semanal sobre o meu progresso de modo a me responsabilizar pela mudança. Acho, até, que será um excelente meio de me manter responsável

 

Portanto, esta semana será dedicada a manter 7h30 de sono. Posso dizer que, para o primeiro dia, até me portei bem, pois dormi 7h20. Agora é hora de desligar o computador, preparar as coisas para o dia de amanhã e enfiar-me na cama

 

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