Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Tu tens a mania

Tu tens a mania

Pausas do dia

No passado mês de Dezembro desafiei-me a passar mais tempo a ler. Inicialmente, a minha ideia seria obrigar-me a ler mais ao final do dia, pois é a altura que tenho mais tempo e que podia ler mais. No entanto, isso não aconteceu

 

Acabei por começar a ler mais no início da manhã e na hora do almoço. Tenho conseguido ler durante uns 20 minutos antes de começar a trabalhar e entre 15 a 20 minutos durante a hora de almoço. Ou seja, sem querer, consegui atingir o meu objectivo de ler durante 60 minutos num dia meramente começando a ler durante o dia, em vez de só no final do dia

 

Eu já lia durante o dia, para ser sincera. Sempre li durante a minha hora de almoço, mas não me tinha comprometido a concentrar-me na leitura. Tinha a tendência de interromper a leitura para conversar ou para pesquisar algo. Mas agora, obrigo-me a que sempre que pego no livro, me dedico a 100% a ler. E tem-me ajudado tanto a fazer um mini reset mental e a enfrentar a tarde com a mente mais relaxada e focada

 

No final do dia, continua a ser um pouco difícil de ler mais. Isto deve-se ao cansaço e ao facto de ter de preparar as refeições. Existem dias que, de forma inesperada, só me apetece ler assim que chego a casa e acabo por passar um par de horas a ler. Infelizmente, não é algo que me aconteça semanalmente

 

No fundo, isto tudo é para dizer que ler é, de facto, um excelente anti-stress e uma maravilhosa maneira de fugir à realidade e a viajar sem sair do sítio

 

 

 

 

Hábitos de Janeiro pt.2

A ideia de consumir mais fruta e vegetais é fantástica no papel. Quando se a coloca em prática, a coisa muda de figura

 

Os primeiros dias da semana correram lindamente. Consegui lanchar a meio da tarde, comi de forma diversificada, mesmo tendo em conta que, devido à existência de bolo em casa por causa de um aniversário, é uma grande vitória para mim. No entanto, as coisas ficaram difíceis na quinta-feira. Muitos problemas e, consequentemente, muito stress durante o meu horário de trabalho levaram a que me esquecesse de lanchar e de só querer consumir coisas com açúcar e gordura. Lutei muito contra essa vontade, mas acabei por ceder na sexta-feira, dia em que mal toquei em fruta. Sábado, continuei um pouco fora do caminho, apesar de ter ingerido mais que no dia anterior e no domingo, as coisas melhoraram bastante

 

Esta semana, o plano seria aumentar em mais uma dose. Continuo com esse objectivo, mas prefiro dar prioridade a manter as 7 doses por dia ao longo de toda a semana. Prefiro não atingir as 8 doses do que colocar mais pressão sobre mim. Manter, de forma consistente, as 7 doses e, depois, aumentar para as 8 doses. Tenho que me mentalizar que tenho que parar, nem que seja por 5 minutos, durante a tarde para parar e lanchar. É este ponto que falho (e muito!). Se calhar, para me estimular mais ao consumo, começo a fazer pequenas saladas de fruta para o meio da tarde

 

fruit-buddha-bowl-horiz.jpg

origem

Workshop de Probióticos

Quando comecei a preocupar-me com aquilo que consumo, uma das sugestões que me fizeram foi consumir probióticos. Arranjaram-me grãos de kefir e fui produzindo kefir até ao dia em que me esqueci deles e acabaram por se estragar. Eventualmente, consegui arranjar mais uns grãos e retomei a produção de kefir e consegui manter o seu consumo regular

 

Consumo outros probióticos, nomeadamente kombucha e chucrute, mas são produtos que adquiro em lojas e não produzidos por mim. Um dos problemas relacionados com produtos fermentados que são vendidos é que, possivelmente, estes produtos não são realmente fermentados. E foi por isso que me inscrevi neste workshop: quero ter a certeza de que consumo mais produtos fermentados

 

Este workshop foi dado pela adorável Oksi (site: Dicas da Oksi) e foram abordados os probióticos mais conhecidos: kefir de leite, kefir de água, kombucha, chucrute, kimchi e miso. Já tinha ouvido falar em todos eles, mas ainda não tinha tido a oportunidade de experimentar kefir de água e kimchi. Não gostei muito do primeiro, adorei o segundo. Arrependo-me de não ter tirado fotos à medida que ia provando os diferentes produtos, mas estava interessada no que a Oksi ia dizendo que me esqueci de tirar fotos

 

Resumidamente, probióticos são micro-organismos vivos que podem ser encontrados em diferentes alimentos e suplementos. São organismos importantes para a nossa saúde ao nível da digestão e intestinos. Existem diversos benefícios associados ao consumo de probióticos, entre eles a melhoria da digestão e da absorção de nutrientes e o fortalecimento do sistema imunitário. Obviamente, é necessário que exista uma alimentação cuidada, rica em fibras, para que o consumo de probióticos traga resultados. Para saberem mais sobre probióticos, obtenham o ebook da Oksi, Fermentados & Probióticos Caseiros, onde ela aborda estes e outros probióticos e explica tudo mais pormenorizadamente e com rigor científico

 

Fiquei com muita vontade de começar a produzir os meus fermentados. Mas ainda não comecei hoje. O mais fácil para começar será o kombucha, pois recebi uma "bolacha" de cultura no workshop e só tenho que fazer chá preto para começar. Mas, como não tenho chá preto, nem verde, não posso fazer nada (por enquanto).Amanhã vou às compras e já poderei começar a produzir o meu próprio kombucha. No próximo fim-de-semana, será a vez de experimentar fazer kimchi. 2019 será, sem dúvida, o ano de melhorar, aos poucos, a minha alimentação

 

IMG_20190120_181206.jpg

 

Hábitos de Janeiro

Não, não me esqueci da ideia de mudar os meus hábitos. O que aconteceu foi que tive uma ideia para o mês de Janeiro e que precisei da primeira semana deste mês para entender como é que EU funcionava.

 

O mês de Janeiro é, tradicionalmente, o mês em que as pessoas começam a dieta e colocam os pés no ginásio. No meu caso, vai ser o mês em que começo a alterar os meus hábitos alimentares. Não vou proibir-me de comer o que quer que seja. A minha ideia é aumentar o consumo de frutas/vegetais. Por isso é que a primeira semana do mês foi para analisar. Precisava de saber a quantidade destes alimentos que consumia e de que forma poderia aumentar o seu consumo. Apercebi-me que, em média, consumia 6 porções. E, por isso, a meta será aumentar uma porção por semana, de modo a que no final do mês, atinja as 9 porções de fruta/vegetais. Seria fácil atingir este objectivo se simplesmente aumentasse a porção de fruta ingerida. No entanto, quero tentar comer mais vegetais. Esta semana, estou, de facto, a consumir mais uma peça de fruta durante a tarde. E, como costumo só comer sopa ao jantar, será inevitável que o aumento dos vegetais se veja ao almoço ou, então, que eu comece a levar cenoura crua como parte do lanche (e é possível que comece a fazer isso) . Pelo sim, pelo não, irei, também, colocar mais vegetais nas minhas sopas

 

Outra coisa que também ando a fazer é misturar fruto secos no meu almoço. Um dos meus pecados como vegetariana é comer poucos frutos secos e tenho a noção que eles são essenciais para a minha saúde. Por isso, comecei a triturá-los ligeiramente, de modo a conseguir misturá-los na comida e não dar por eles enquanto almoço

 

O principal motivo de querer mudar a minha alimentação deve-se ao cansaço físico e mental que sinto cada vez mais. Acredito que se for ingerindo o que me faz bem, o meu corpo e mente acabam por estar mais fortes para resistir aos problemas do dia-a-dia. Obviamente, o continuar a consumir açúcar não será muito benéfico para mim, mas tenho a noção que se decidir fazer tudo ao mesmo tempo, daqui a uma semana estaria a dizer que mudei de ideias e que vou deixar as coisas como estão

 

Tal como disse neste post, em 2019, eu serei a minha prioridade. E, para tal, tenho que começar por dentro e pela forma que cuido do meu corpo. Eventualmente, retomarei o exercício físico. Mas não deverá ser ainda este mês, pois Janeiro é um mês bem frio e eu só me dou bem com caminhadas ao ar livre. Pode ser que em Fevereiro recomece as caminhadas. Para já, é focar-me naquilo que alimenta o meu organismo

 

Functional-Winter-Bowl-1.jpg

origem

Livros Lidos: O Poder

"Quando as raparigas ganham o poder de causar sofrimento e morte, quais serão as consequências?
E se, um dia, as raparigas ganhassem subitamente o estranho poder de infligir dor excruciante e morte? De magoar, torturar e matar? Quando o mundo se depara com esse estranho fenómeno, a sociedade tal como a conhecemos desmorona e os papéis são invertidos. Ser mulher torna-se sinónimo de poder e força, ao passo que os homens passam a ter medo de andar na rua, sozinhos à noite"

 

Este livro foi uma leitura intrigante. Só ouvia críticas pouco positivas, mas o conceito que apresentava deixava-me demasiado curiosa. Imaginar que os homens se tornam no sexo mais fraco, as mulheres governam o mundo e quão diferente (ou não) o mundo seria.. A maioria de nós, mulheres, gosta de pensar que o mundo seria melhor, mas este livro mostra uma outra realidade que, mesmo que não gostemos, é possível de acontecer. Uma realidade onde as mulheres, fartas de serem abusadas, desrespeitadas e humilhadas, vêm o aparecimento deste poder como a possibilidade de se vingarem. Vingança essa que, com o passar dos anos, começa a assemelhar-se com os maus-tratos que elas próprias sofriam nas mãos dos homens

 

“Gender is a shell game. What is a man? Whatever a woman isn't. What is a woman? Whatever a man is not. Tap on it and it's hollow. Look under the shells: it's not there.”

 

Gostei de ler este livro. É um livro interessante que me deixou a pensar na nossa realidade e a reflectir no comportamento humano. No entanto, acho que esta utopia podia ter sido melhor explorada. A história foi desenvolvida a um ritmo rápido, deixando muita coisa por contar e explorar. E a forma como terminou, abrupta e ambígua. Gostava que houvesse uma continuação, onde este conceito fosse explorado com um pouco mais de profundidade

 

Para mim, não se trata de um livro feminista, mas sim um livro sobre poder e a natureza humana e, por isso, um livro a ler

“One of them says, 'Why did they do it?'
And the other answers, 'Because they could.'
That is the only answer there ever is.”  

 

IMG_20181227_121123_320[1].jpg

 

Dia 1 de 365

Normalmente, é o mês de Setembro que me inspira a mudanças. No entanto, desde Novembro, me tenho apercebido que preciso de ganhar coragem para fazer uma mudança brusca. Mas como adoeci e o trabalho acumulou, pouco fiz para alcançar essa mudança. Estes dias de férias permitiram-me parar e reflectir no que quero e o que hei-de fazer para o alcançar. E, por isso, ano novo, luta nova

 

É tempo de arregaçar as mangas e ir atrás do que quero, mesmo não sabendo o que quero. Já tenho uma vantagem: eu sei o que não quero, que é continuar na empresa onde estou. As coisas positivas que encontro não conseguem superar as negativas. Há demasiado stress, desgaste físico e emocional, demasiada falta de educação e pouco reconhecimento do trabalho feito. E nem vou falar no salário.. É por tudo isto que declarei 2019 como o ano do amor e respeito por mim. Será o ano em que vou aprender a ouvir-me, quer física, quer mentalmente, e cortar com o que me é tóxico

 

Obviamente, neste momento, o que me é mais tóxico é o ambiente de trabalho e a forma como me deixo afectar. A solução (parcial) para isto seria despedir-me, mas a minha mente é demasiado ansiosa e com tendência para pensamentos exagerados que me impedem dizer "Que se F*da" e entregar a carta de despedimento sem ter alternativa de trabalho. Vai daí que, para já, irei iniciar a procura de novo trabalho e deixar de ser tão tolerante no ambiente de trabalho. A cada resposta torta que recebo, irei chamar a atenção à pessoa em causa de que aquilo não são modos de tratar uma pessoa. A cada problema que despejam sobre mim e que não me diz respeito, direi isso mesmo "Não me diz respeito, vai ter com a pessoa correcta". A cada novo stress que a minha patroa me atira, irei questionar-lhe de todos os stresses que já tenho em mão, qual é o mais importante. Chegou a altura de dizer "Basta" e "Não"

 

E assim começa 2019: a tornar-me a minha prioridade 

 

loving yourself.jpg

fonte

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D